sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lugares Perdidos

Estávamos sentados debaixo da mangueira e ele me perguntou o que era um lugar perdido. Eu disse que haviam vários lugares perdidos, aqueles partidos, outros escondidos, uns agradáveis, outros quase que inexistentes, mas muito existentes e persistentes dentro de nós mesmos. Ele então olhou pra mim e disse que vivia em um lugar perdido. Eu sabia disso, sempre soube, mas nunca quis dizer que sabia, pois pra mim ele era mais achado que perdido. E eu o queria ter realmente como achado, mas ele não era.
... E um lugar perdido que eu sempre quis achar, mas se eu o achasse ele perderia seu encanto. O segredo era nunca achá-lo. Mas sempre estar na busca de um dia encontrá-lo, mesmo que no fundo eu saiba que nunca vou encontrá-lo, porque sua grande magia é ser perdido, perdido em minha mente, perdido no mundo, sem casa, viajando, um não-lugar, uma não-pessoa, uma não-palavra, uma não-música. Um meio termo em minha mente, lá e cá. Ele perguntou se isso era a dúvida. Eu pensei bem e disse que não era, porque eu tinha a mais pura certeza de que onde estávamos era um lugar perdido. Então, foi ai que ele me colocou na parede dizendo que minha mente me engana e que "lugares perdidos são os lugares mais achados, mais puros e profundos, porém podem ser muito perigosos, dependendo do lugar perdido". De certa maneira, acabei concordando com ele. O interroguei então se o lugar perdido é o lugar achado, o lugar achado seria o que? Ele disse que o lugar achado nunca pode ser perdido, porque ele é duro, nada maleável, mas ao mesmo tempo efêmero, para ele. Depois me disse: "Bem, não quero confundí-la, há lugares perdidos e lugares perdidos, mas o lugar achado-real pode ser totalmente modificado pelos lugares perdidos por onde você passa e isso é o perigo ou a salvação". Chorei. Estava frágil. Ele disse pra eu esquecer toda aquela discussão e repousasse. E pousasse, como uma ave leve. Quis sumir por um instante. Ele disse: "Você já está sumida, quanto mais se revela, mais some". Pensei... Sumir é bom e ruim. Ele parecia ler minha mente. Ele disse: "Calma, você já sumiu. Mas estou aqui. Você nunca sumirá pra mim.". Me dei conta de tudo e disse: "Eu nunca sumirei pra você, porque estamos em um lugar perdido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário